sexta-feira, 7 de agosto de 2009

GRIPE SUÍNA EM MANDAGUAÇU



Segundo informações já são três os possíveis casos da Gripe Suína (H1N1) em Mandaguaçu.




A Gripe Suina, também conhecida como Influenza A H1N1, é uma doença respiratória que surgiu entre os porcos, provocada por um vírus influenza do tipo A que ataca aves, suínos e humanos, podendo ser transmitida para criadores de porcos que pode ser transmitida facilmente entre humanos.




A Gripe Suina, ou Influenza A H1N1, é uma variante do vírus H1N1, onde a transmissão pode ocorrer através do contato do homem com o animal ou objetos contaminados, além de ser de fácil contaminação de homem para homem.




Em abril de 2009, um surto de Gripe Suina, ou seja, um surto do vírus Influenza A H1N1 matou mais de 100 pessoas no México e contaminou mais de 1.500 pessoas em todo o planeta até o dia 26 de abril de 2009.




O surto da Gripe Suina, ou Influenza A H1N1, que ocorreu no México em 2009, se espalhou pelo mundo contaminando milhares de pessoas em todos os países, onde no dia 11 de junho de 2009, a OMS, Organização Mundial da Saúde, decretou estado de Pandemia Fase 6, para a Gripe Suina Influenza A H1N1, que significa que a Gripe Suina afetou grande parte da população global se espalhando facilmente pelo mundo e contaminando milhares de pessoas.




Quando uma pessoa é infectada pela Gripe Suina transmitida pelo vírus Influenza A H1N1, os sinais emitidos pela pessoa são semelhantes aos da gripe comum, mas com alguns agravantes como febre acima de 38º, moleza, falta de apetite, tosse, coriza clara, garganta seca, náusea, vômito, diarréia também podem acontecer, dores de cabeça, irritação nos olhos e dor muscular e articular.




Apesar da Gripe Suina Influenza A H1N1 ter se tornado uma Pandemia Global, existem vacinas apenas para porcos, mas nenhuma vacina para humanos atualmente, onde a vacina contra a gripe comum oferece pouca e às vezes nenhuma proteção contra o vírus H1N1, pois se trata de um vírus novo.




De qualquer maneira, o Instituto Butantan, em São Paulo, está colaborando com a Organização Mundial de Saúde para elaborar uma vacina contra a Gripe Suina Influenza A H1N1 e prevê finalizar o processo dentro de quatro a seis meses, e pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) mapearam as seqüências genéticas das primeiras variações do vírus Influenza A H1N1 que chegaram ao Brasil, que foram, segundo o Ministério da Saúde, coletados de três pacientes para chegarem a criação de uma vacina contra o vírus da Gripe Suina Influenza A H1N1.




Para nós, simples humanos falhos e imperfeitos, só nos resta esperar para ver e lutar contra a Gripe Suina Influenza A H1N1 que veio para arrepiar com o ser humano.